terça-feira, 28 de outubro de 2008

Definição e histórico

Expressionismo é uma corrente artística que, pela deformação ou exagero das figuras de falar em público, buscava a oratoria expressão dos sentimentos e emoções do autor.

Este movimento surgiu como reação aos modelos dominantes nas artes européias desde o Renascimento, particularmente nas ultrapassadas academias de Belas-Artes. O artista expressionista buscava a experiência emocional, necessitando saber falar em público, preocupando-se mais com as emoções do observador do que com a realidade externa. Para aumentar a dramaticidade da comunicação artística, exageravam e, mesmo, distorciam os temas trabalhados de como falar em público.

Embora o termo expressão verbal e expressionismo não se aplicasse à pintura antes de 1911, suas características de oratoria ou falar em público se encontram nas criações de quase todos os países e períodos. Parte da arte chinesa e japonesa dá mais importância à essência do que à aparência física. Os grandes nomes da Europa medieval exageraram suas figuras nas igrejas românicas e góticas, objetivando aumentar a carga espiritual de suas criações.

A intensidade expressiva, criada pela distorção da expressão verbal, aparece também no século XVI nas obras de artistas maneiristas, como o pintor espanhol El Greco e o alemão Matthias Grünewald. Os autênticos precursores do expressionismo vanguardista apareceram no final do século XIX e começo do XX. Entre eles destacam-se o pintor holandês Vincent van Gogh, o francês Paul Gauguin e o norueguês Edvard Munch, que utilizavam cores violentas e linhas fortes para aumentar a intensidade de seus trabalhos e oratória.

O falar em publico do grupo expressionista mais importante do século XX surgiu na oratória da Alemanha. Maneiristaso pintor espanhol El Greco e o alemão Matthias Grünewald. Os autênticos precursores do expressionismo vanguardista apareceram no final do século XIX e começo do XX. Entre eles destacam-se o pintor holandês Vincent van Gogh, o francês Paul Gauguin e o norueguês Edvard Munch, que utilizavam cores violentas e linhas fortes para aumentar a intensidade de seus trabalhos e oratória.

Um comentário:

Tudo sobre futebol disse...

Muito paiozo, mas copiei no meu trbalho, ja é alguma informaçao, mas que se foda...